segunda-feira, 11 de julho de 2016

Você sabe como diminuir os gastos com o curso de Direito? DICAS QUE NINGUÉM NUNCA ME DEU, o Juridicandinho te dá!

Você sabe quais são os verdadeiros gastos e custos para cursar Direito? 




Independente de estudar em uma universidade pública ou particular, gasta da mesma forma. Pois, se você optar por estudar em uma universidade pública, muito provavelmente você terá de investir em cursinhos pré vestibular, que dependendo da instituição que fará, o investimento é alto!
Mas se você for uma pessoa ansiosa que odeia esperar e acha que o tempo do vestibulinho você poderia estar na universidade, também terá um valor diferenciado dependendo de cada instituição a pagar de mensalidade, isso sem contar as varias formas de bolsa de estudos que pode obter. 


Dicas de Bolsa;
Se você optar pela instituição particular é de extrema importância que você faça uma pesquisa para saber do ensino naquela instituição, a nota da universidade para o curso de Direito você encontra no site do Enade ou no Guia do Estudante que também é de grande ajuda, avaliando o curso e instituição, e aquelas que obtiverem de 4 a 5 estrelas são ótimas indicações. 

Depois que você fizer uma lista com as universidades que julga melhor de acordo com o que busca, você tem a opção de bolsa do ProUni, dependendo de sua nota do Enem terá grandes chances, mas uma dica, você terá três opções, coloque ao menos uma com 50% de bolsa, dependendo de sua nota, é melhor do que nada. 

Outra opção são parceiros de Universidades, que você se inscreve e obtêm descontos como por exemplo, o Mais Estudo ou Quero Bolsa, esses são exemplos que conheço, mas com certeza você encontrará outros disponíveis na internet. 

Não deu certo ProUni, nem parceiros? A maioria das instituições dão descontos para pagamentos até o 5º dia útil. O valor ainda está caro? 
As Universidade tem o PIBIC que é um projeto de iniciação cientifica, que se você gosta de estudar, pesquisar e escrever, é uma ótima opção, deve-se fazer um projeto, na minha universidade era um artigo cientifico que você apresenta na data indicada pela instituição e se o projeto estiver de acordo e for escolhido, você ganha uma bolsa em um valor "x". 

Nenhuma das opções deram certo? 
Ultima saída, Fies que é um Financiamento Estudantil, que após você se formar e com carência de 18 meses você começa a pagar para o governo, este é em ultimo caso, porque você acaba de se formar e sai da universidade com dívida o que não é bom, já que estará começando a vida profissional, mas, é um alternativa! 

Dicas de Doutrinas; 
Está cursando a tão sonhada graduação de Direito e já ficou assustado com as indicações de livros?
Dica, compre o VadeMecum, ele é nossa bíblia não tem como fugir, e mesmo que muitos falem que no primeiro ano não precise, eu acredito que precise sim! Pois, tem professores que desde a primeira aula quer dar dicas de manuseio etc, e para que você possa ir se acostumando com ele é de grande importância, mas não pense "Ah... mas, as leis mudam, vou precisar comprar um todo ano?", a resposta é não! Você pode se atualizar com as novas leis através da internet e imprimir se quiser, assim, você pode comprar um no primeiro ano e outro apenas após passar para a segunda fase da OAB, pois precisará e MUITO de um atualizado. 

  
Tem a opção compacta do VadeMecum, que pode parecer bem sedutor por ser mais leve, e sabemos o peso de carregar este livro todos os dias, mas pessoalmente, creio que não vale a pena, já que é quase o mesmo valor do VadeMecum completo, mas, faltam muitas Leis, Decretos, Súmulas e você pode se decepcionar e achar que o dinheiro foi mal gasto. 

Quanto as doutrinas, é claro que todo professor passará no minimo uma obrigatória, a dica é, colocou o pé na Universidade, faça sua carteirinha da biblioteca! Vai te ajudar e muito!!!
Claro que se você comprar os livros, começará aos poucos a sua coleção de livros que encherão aquela linda prateleira em seu escritório, quase que uma utopia para todo advogado. Mas, sabemos que não são baratos, no minimo cerca de R$80,00 e os professores indicam muitos! 
Os que foram realmente de grande valia, foram os livros de prática, matéria que terão a partir do 6º ou 7º semestre, eles ajudam muito! 

Outra super dica, compre uma impressora multifuncional, porque o que você vai gastar com xerox e impressão é imensurável e ter a maquina em casa que faça tudo isso, sai muito mais barato, a não ser que façam uma bolsa xerox que sou completamente a favor! Rs.

Dicas de Formatura; 
Depois que você passar por todas essas fases, já está pensando na formatura? Dica, faça parte da Comissão, na maioria, quiça, todas as universidades quem faz parte da Comissão de formatura, não paga e sabemos que não é barato! 
E você soube disso agora e não da mais tempo porque a comissão já esta formada.
Muitas pessoas fazem questão de fazer a formatura e comemorar com a família, mas, se sua família não é tão tradicional e você prefere comemorar com os amigos. Dica, dividam o valor de um formando, o pacote vem com 10 convites e dividam entre os amigos, sai barato e todos comemoram!

Dicas de Estagiário;
Se você tem a opção de tempo para estagiar e o dinheiro não é um fator de extrema importância. Dica, estagie no setor público, Defensoria, Fórum, Delegacia, você trabalha muito, mas aprende muito também! Principalmente em prática profissional.
Se você optou por escritório, dependendo do lugar, você tambem aprenderá muito, eu pessoalmente, não passei pelo mito de "estagiaria que leva cafézinho", e você com sorte também não passará.
A vantagem do escritório é que o valor da bolsa é maior que em um órgão público, se você tem interesse de ter seu escritório, você aprenderá muito da rotina de um e isso te ajudará.
Além de que, muitos escritórios pagam a carteirinha de estagiário, que você pode obter a partir do 7º semestre e o valor de inscrição para obter não é barato, lembrando que a carteira da Oab para estagiário não requer prova. 

E com ela em mãos você poderá realizar trabalhos como correspondente jurídico, pois a procura é grande! Não sabe como funciona o trabalho? No Blog tem um texto falando disso!
(http://diariojuridicandinho.blogspot.com.br/2016/05/estudante-ou-advogado-recem-formado.html)

Dica pré OAB;
Provavelmente você fará cursinho e não é porque você não aprendeu em 5 anos o conteúdo da prova, e sim que você precisa relembrar o conteúdo que aprendeu em 5 anos. Se você não precisou de cursinho, parabéns! 
Mas, se você não se sente seguro, está perdido no conteúdo, não sabe como estudar, o cursinho é uma ótima escolha. Se você é uma pessoa regrada, não tem problemas de concentração, opte por um cursinho online, o conteúdo é igual ao presencial e o valor normalmente é bem mais barato. Mas, se você não é assim e precisa do professor na sua frente para tirar dúvidas, opte pelo ensino presencial. 



Dicas para recém formado;
Essas dicas ficarão para o próximo texto!

Não deixe de acompanhar e deixe sua opinião, espero que as dicas sejam de grande ajuda e se esqueci alguma, deixe nos comentários. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão.
Sua opinião é muito importante para o Juridicandinho.

"Todos os nossos conteúdos são protegidos, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão da criadora."