segunda-feira, 25 de abril de 2016

Advogado é doutor, Sim senhor!

Já é sabido que existe a dúvida entre chamar ou não, advogado de doutor, por haver opiniões divergentes com o fundamento de que apenas cabe ao doutorado, então voltemos aos primórdios, para esclarecer. 



Não é de hoje que o advogado tem legitimidade histórica e legal para manter o titulo de doutor, antes mesmo dos médicos, independente de seu indiscutível valor.

Isso se dá porque em 1827, Dom Pedro I, concedeu o titulo de doutor aos advogados. Título este que não se confunde com o estabelecido pela Lei 9.394/96 de Diretrizes acadêmicas, que regem as normas de avaliação de teses. 

A Lei do Império de 11 de Agosto de 1827, introduz regulamento e estatuto para o curso jurídico e dispõe sobre o titulo de doutor para o advogado, a referida Lei possui origem legislativa no Alvará Régio, que outorgou o título aos bacharéis de Direito em exercício regular da profissão e submetidos a regulamentos futuros, no caso o vigente exame da Ordem dos Advogados do Brasil, vulgo Oab.

E no Decreto seguinte 17874, pelo chefe de governo Dom Pedro I, declara feriado no dia 11 de agosto de 1827, data esta em que se comemora o centenário da criação dos cursos jurídicos no Brasil. Hoje conhecido como Dia do Advogado.

E hoje em dia não é difícil encontrar dúvidas com relação a como se dirigir a classe dos advogados, lembrando que não se pode expurgar de seus membros o titulo legitimo de Doutor. 

Uma vez que Dom Pedro I, achava que ser advogado era uma honra e uma das profissões mais importantes, por ajudar a manter a ordem e execução da Justiça, portanto, não caberá comparações com a Lei das Diretrizes, uma vez que o advogado possui o direito legalmente por domínios do conhecimento.

Por motivos fundamentados jurídico e historicamente aduzidos, fixa a convicção de que exibir o titulo de doutor, para o advogado nada mais é que um direito e não devaneio ou apenas vontade. 

Concluindo que o titulo dado por diretrizes acadêmicas e o titulo a classe advocatícia não se confundem. E que ser merecedor de um dos dois é de grande estima, que exige capacidade intelectual, responsabilidade e merece credibilidade. 

Portanto, aos advogados façam jus de seu titulo de Doutores e com orgulho!




Continuem acompanhando o blog! Envie duvidas e comentários. 



4 comentários:

  1. http://ricardoglasenapp.blogspot.com.br/2013/05/advogado-e-doutor-como-advogado-e.html

    ResponderExcluir
  2. Advogado não é 'Doutor', títulos não são feitos para encher o ego e sim para estudiosos que tenham total reconhecimento em suas áreas com teses avaliadas e aprovadas. Advogado e Doutor sim!! Mas somente após anos de estudo e com a devida contribuição na área, assim terá esse título.Grato

    ResponderExcluir
  3. A lei imperial não diz exatamente isso.
    Também ha uma grande falta de interpretação a respeito das leis antigas.
    Com a queda do Brasil império, vieram diversas constituições, sendo que essa lei não foi absorvida pelas quais vieram.

    Outro ponto, tenta como bacharel em direito, com ou sem OAB, se candidatar a uma vaga de "Doutor em Direito" em uma universidade

    ResponderExcluir
  4. Essa mesma lei de 1827, no seu artigo 8 diz que para se matricular no curso de direito precisa ser fluente em francês.
    E aí doutores, os senhores são fluentes na língua francesa?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sugestão.
Sua opinião é muito importante para o Juridicandinho.

"Todos os nossos conteúdos são protegidos, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão da criadora."