sexta-feira, 17 de junho de 2016

Negligência, Imprudência e Imperícia... você sabe a diferença??


Muitas vezes atos são praticados e ocasionam em graves consequências, para nós e para os outros, causando lesões, acidentes independente de quem ou o local, podendo ocorrer nas ruas, empresas, hospitais ou até mesmo em casa. 

Muitas vezes a falta de atenção ou tato com a situação ocasiona sérios erros, deixar de fazer algo, ou agir por impulso, fechar os olhos para determinada situação. 

Ainda não entendeu? Eu explico! 



Alguns exemplos...

Um cirurgião dentista que derruba um instrumento na boca do paciente, por não possuir a habilidade necessária, o motorista desatento que fala ao celular e causa acidente no transito, o policial que chega em casa e não guarda sua arma em um cofre seguro, apenas a deixa em fácil acesso ou o derramamento de óleo no rio que poderia ter sido evitado, se a empresa se atentasse para as normas de preservação do meio ambiente e manejo. 

Estamos falando de negligencia, imprudência e imperícia, três termos que resultam em atos muito praticados e muito parecidos. 

Negligência 

É a falta de cuidado, desatenção, quando alguém deixa de tomar certa atitude ou conduta para determinada situação e age com descuido, não toma as devidas precauções. 

Exemplo:
Quando um pai leva a família para passear, sabendo que seus pneus estão mais do que gastos e já deveria ter trocado, ocorre um acidente por falta de freio e a família toda morre, ele não queria que morressem, mas sua negligencia ocasionou isso. 

Imprudência

A imprudência é uma ação precipitada e sem cautela, muitas vezes caracterizada até por má-fé, pessoa que age em determinada situação, por impulso.  

Exemplo:
Motorista da a ré sem olhar para traz e acaba por atropelar alguém. 

Imperícia

A imperícia é caracterizada pela falta de aptidão, ignorância ou falta de qualificação técnica para realizar determinada atividade ou a ausência de conhecimento do ato ou profissão. 

Exemplo: 
Um menor de idade que dirige sem possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) 
ou
Um medico sem formação em cirurgia plastica que realiza uma operação e causa uma deformidade no paciente. 

A imperícia também pode gerar responsabilidade civil e criminal. 

E você entendeu a diferença? Então responda do que se trata cada exemplo dado no inicio do texto. 
:)


Continue acompanhando o Juridicandinho e curta no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão.
Sua opinião é muito importante para o Juridicandinho.

"Todos os nossos conteúdos são protegidos, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão da criadora."