segunda-feira, 9 de maio de 2016

Estudante ou advogado recém formado, precisando de experiência ou complementar a renda??


Se você é estudante de Direito ou advogado recém formado e necessita de experiencia ou apenas complementar sua renda, já pensou em ser Correspondente Jurídico? 
Não pensou ou não sabe o que é?
Então continue lendo!



A começar, o que é um Correspondente Jurídico? 
É aquele que presta variados serviços jurídicos como; audiências protocolos, assessorias jurídicas, diligencias, copias de processos, despachos, acompanhamentos de julgamentos, entre outros. Para isto o profissional possui conhecimentos jurídicos e os tramites legais de acordo com suas aptidões obviamente. 

Hoje em dia sabemos a dificuldade de entrar no mercado de trabalho, principalmente por cobrarem experiencia sem dar a chance para isso, e sendo correspondente jurídico você adquire na pratica. Alem de exercitar a pontualidade, ética, responsabilidade, boa oratória, boa dicção e postura que serão eternamente cobrados na carreira. 

Os correspondentes são contratados por escritórios e empresas que normalmente trabalham em muitas cidades do pais, e não acham viável deslocar seus funcionários para outras cidades ou Estados e por motivos de praticidade e comodidade solicitam alguém para executar estes serviços, já que não há relação contratual, entre o correspondente e o escritório, o mesmo necessita da realização de uma diligencia e solicita o correspondente. Hoje em dia há uma grande variedade de sites jurídicos que promovem este tipo de serviço de forma rápida e segura, e você pode se cadastrar sem pagar nada por isso e fazer uma renda extra, você executa o serviço e recebe por isso. 




Mas apenas advogados ou estagiários também podem? 

Como já dito,o conhecimento jurídico é requisito primordial para um correspondente jurídico, logo sendo indicado principalmente aos advogados que precisam de experiencia ou apenas de uma renda extra, pois por possuírem a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, suas opções de execução são mais variadas, como já dito e vão desde audiência a uma simples diligencia.

Os estagiários que possuem OAB também são muito requisitados, por poderem realizar quase, todos os atos que os advogados realizam. 

Como consta no Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e OAB, em seu artigo 29:

§ 1° O estagiário inscrito na Oab pode praticar os seguintes atos:

I. retirar e devolver autos em cartório, assinando a respectiva carga;
II. obter junto aos escrivães e chefes de secretarias certidões de peças ou autos de processos em curso ou findos ;
III. assinar petições de juntada de documentos a processos judiciais ou administrativos; 

E se você ainda não cursa o 7º semestre e/ou não possui a carteira de estagiário da OAB, mas se interessou, não se aflija, você também pode realizar certos atos, já que não é necessários possuir OAB para ser um correspondente jurídico, como: cópias de processos, preposto em audiências e alguns outros tipos de diligencias. 

Portanto se você se interessou, não deixe de ir atras e torna-se um correspondente jurídico, você pode divulgar até pelas redes sociais, adquirindo experiencia e uma renda extra. 



Não deixe de acompanhar o Juridicandinho e fique por dentro de tudo!!! 
Deixe sua opinião e não esqueça de seguir Juridicandinho nas redes sociais. 


Um comentário:

  1. Ficaria muito feliz de conseguir um trabalho nessa área, mesmo como voluntaria. Achei muito importante pra quem ta começando.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sugestão.
Sua opinião é muito importante para o Juridicandinho.

"Todos os nossos conteúdos são protegidos, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão da criadora."