segunda-feira, 2 de maio de 2016

Whatsapp e agora?? Entenda melhor!

Como já é sabido o Tribunal de Justiça determinou novamente que as operadoras de telefonia, bloqueiem o acesso ao aplicativo Whatsapp no Brasil. 




Isso se dá porque recentemente acompanhamos a briga entre o Whatsapp e a Justiça brasileira, na qual o representante do aplicativo se recusava a divulgar mensagens de usuarios para o governo para colaborar com investigações, isso ocasionou a prisão de Diego Dzodan, vice presidente do Facebook da América Latina, o mesmo foi solto, 24h após sua prisão. A decisão foi do Juiz de Direito da Comarca de Sergipe.

Após o ocorrido o Tribunal de Justiça em questão se manifestou sobre o assunto, alegando que o magistrado atendeu a uma medida cautelar da Policia Federal pelo não atendimento da determinação judicial de quebra de sigilo de mensagens do aplicativo para uma investigação de trafico de drogas. O processo tramita em segredo de Justiça. 

Com isso pensamos, sera que bloquear o aplicativo é a medida mais eficaz para auxiliar na investigação? 

Sendo que após, o Whatsapp tomou providencias quanto a tecnologia de envio de mensagens, sendo que agora são criptografadas, uma vez que nem ele mesmo consegue acessar as mensagens. Ou seja, somente o remetente e o destinatário podem ler as mensagens. Tirando assim a responsabilidade do aplicativo de ter de quebrar o sigilo dos usuários. 

Portanto se o aplicativo tomou providencias de se desvincular das mensagens qual é realmente o propósito deste novo bloqueio, uma vez que o aplicativo não irá liberar as mensagens, seria limitar a comunicação dos investigados? Creio que não, uma vez que este não é o único meio de comunicação.

E com isto acabam restringindo o uso e quiça punindo, mais de 100 milhões de usuários  do aplicativo no pais, uma vez que não trata-se apenas de um aplicativo e sim tomou a forma de um meio de comunicação não só de lazer, mas de trabalho de muitas pessoas, já que esta é a evolução e se queremos buscar o progresso tecnológico devemos pensar no progresso. E cabe a Justiça analisar se esta é a forma de alavancar as investigações, uma vez que na minha modesta opinião, existem diversas formas de serem feitas. 

Com isto aguardamos se a decisão será mantida e o aplicativo inacessível por 72 horas, ou se o Tribunal de Justiça se manifestará. Contudo só podemos aguardar e refletir sobre os acontecimentos recentes, tanto de bloqueio da internet, reajustes fiscais e agora bloqueio do whatsapp.




E não deixem de acompanhar o Blog, e ficar atualizado sobre as noticias de forma simples. 
E siga o Juridicandinho nas redes sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão.
Sua opinião é muito importante para o Juridicandinho.

"Todos os nossos conteúdos são protegidos, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão da criadora."