quarta-feira, 18 de maio de 2016

Princípios Fundamentais do Direito para se aplicar a vida!

Os princípios são a base, são o começo, o inicio, a raiz, a razão, o fundamento da origem de qualquer matéria. É inegável que os princípios gerais do Direito não somente servem de orientação para o juiz, na hora de proferir uma sentença, uma decisão, como também para constituir um limite e garantir que não haja desacordo com a norma jurídica ou injustiças que violem a consciência social.

E como sabem, o Direito é repleto de princípios, mas vocês sabiam que muitos deles podem e devem ser aplicados a nossa vida? Não entendeu? Não conhece os princípios? Não sabe como se aplica

É a teoria na pratica! Continue lendo que eu explico! 




1° Principio da Igualdade ou Isonomia

Significa dar a mesma oportunidade e os mesmos instrumentos para ambas as partes, para se fazer valer seus direitos e pretensões, em poucas palavras, todos são iguais perante a lei, não devendo se fazer distinção entre ninguém que se encontre na mesma situação, essa é a aplicação no Direito, e porque não aplicar a vida? 

Todos são iguais, independente de cor, sexo, credo e etnias, portanto não há distinções, não há melhores nem piores, pensando assim e aplicando, não haveria preconceitos, pois é fato que todos são regidos pelas mesmas leis, possuindo os mesmos direitos e deveres, e partir do momento que entenderem isso, não haverá distinções ou separações, apenas pessoas. 

2º  Principio da dignidade da pessoa humana 

O principio da dignidade da pessoa humana é um valor moral e espiritual inerente a pessoa, que abrange uma diversidade de valores existentes na sociedade. Trata-se de um conceito adequado a realidade, este principio esta no rol de direitos fundamentais em seu artigo 5º da Constituição, que garante seu direito a vida, a liberdade, a igualdade, a segurança e a propriedade.

A Constituição garante que homens e mulheres são iguais, perante direitos e obrigações, que ninguém é obrigado a nada, senão em virtude de lei, que você nem alguém que conheça, será submetido a tortura nem a tratamento desumano, que a sua manifestação do pensamento e expressão são livres, que é garantido o seu direito a crenças e cultos religiosos, e é livre sua convicção filosófica, religiosa e politica.

Ninguém pode violar a sua honra ou intimidade, a lei garante o seu direito a imagem e garante a indenização, contra quem a degradar.

Sua casa, é seu templo, e ninguém pode adentrar sem a sua permissão, salvo exceção de flagrante-delito, desastre ou para prestar socorro, você possui direito ao sigilo de suas comunicações, e inclusive o acesso a informação.

Você é livre para exercer qualquer trabalho ou profissão, desde que licito. Claro!

Portanto se a lei lhe garante esses direitos e muitos outros, saiba quais são, aplique-os ao seu dia a dia e não deixe nunca que lhe tirem. 

3° Principio do Contraditório 

No Direito, significa que no processo exige que seus sujeitos tomem conhecimentos de todos os fatos que venham ou que vieram a ocorrer, podendo ainda se manifestar verdades, mostrando assim suas facetas. 

Na vida, aplique o principio do contraditório, tome conhecimento de todos os fatos antes de tomar suas conclusões, até porque sempre existe a minha verdade, a sua verdade, e a verdade dos outros, que se não for avaliada de todos os lados, corremos o risco de errar. Pense nisso!

4° Principio da Ampla Defesa

Este principio anda lado a lado com o do contraditório, pois ao mesmo tempo que deve-se observar ambos os lados e ouvir todas as verdade para se ponderar, todos tem direito de se defender e de recorrer. 

No dia a dia, antes de acusar, dê a oportunidade do outro se defender e explicar seus motivos, é difícil por esses princípios em pratica, mas cabe muito bem em nosso dia a dia. 


Agora que você conhece os Princípios Gerais do Direito e sabe como aplica-los a vida, nunca deixe que ninguém os viole e não viole os de ninguém, pois o seu direito acaba, onde começa o do outro.

Se você gostou de saber os princípios, não perca o próximo texto, em que explico como você pode aplicar as teorias do Direito ao seu dia a dia, acompanhe o Blog e siga nas redes sociais. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ou sugestão.
Sua opinião é muito importante para o Juridicandinho.

"Todos os nossos conteúdos são protegidos, o que significa que nenhum texto pode ser usado sem a permissão da criadora."